Asset Publisher

Covid-19 no Brasil

A Kearney construiu ferramentas para o acompanhamento da evolução dos casos de Covid-19 no Brasil com o intuito de facilitar o acesso à informação e apoiar a tomada de decisão por parte dos cidadãos, organizações e governo.

Asset Publisher

Inicialmente, construímos um Painel de Indicadores que traz os principais e mais recentes números de Covid-19 (do número de casos confirmados e óbitos ao tempo de duplicação). Ele foi uma das primeiras ferramentas que consolidam informação a nível UF no Brasil.

A partir dessa consolidação, modelamos três diferentes cenários para a progressão do vírus com base em modelos matemáticos e epidemiológicos robustos. Todos os cenários são baseados na manutenção das políticas de isolamento social instauradas durante o mês de abril/20 e, portanto, estão sujeitos a alterações relevantes caso tais políticas sejam alteradas. O modelo também não inclui subnotificação de casos.

Em seguida, estimamos a demanda regional por leitos de UTI e seu impacto na infraestrutura hospitalar brasileira, indicando onde e quando há maior probabilidade de falta de leitos de UTI. Aqui foram desconsiderados novos leitos e leitos de campanha. Finalmente, um algoritmo do modelo nos indica para quais cidades uma cidade sobrecarregada pode realocar seus pacientes.

Estas informações são essenciais para que as autoridades de Saúde Pública e Suplementar e Gestores desenvolvam respostas ao vírus.